DIY

DIY - LETRAS MDF CUSTOMIZADAS

By Marina Em Três Tons - 6/06/2016

O DIY de hoje são as letras MDF customizadas. 

Eu fiz três artes que vou mostrar aqui. Todas elas foram para dar de presente, e o que eu acho legal deste projeto é que você pode brincar bastante com as variedades. Por exemplo:
  • Você pode fazer só com a inicial ou iniciais (ou seja, o nome completo, ou de casais, etc), ou ainda, pode fazer o nome todo também (nestes dois últimos casos, de quando se tem mais de uma letra, o legal é variar nos detalhes, nas cores e nos acabamentos);
  • Se você optar por somente pintar, pode fazer com cores diferentes, mas que combinem;
  • Pode fazer com papel contate ou tecido (autocolante ou tecido de roupa mesmo). Faça um mix de estampas que combinem e conversem entre si (depois posso fazer um post de combinações de estampa que valha tanto para a moda quanto para o design);
  • Você também pode colocar brilhos, como glitters ou pedras e pérolas que ficam um charme e glamourosos (neste caso, eu acho importante sempre pintar o fundo com a mesma cor dos brilhos ou pedras).
Enfim, só dar uma pesquisadinha no Google ou no Pinterest que você encontra várias ideias para se inspirar.

Agora vamos para o passo a passo.

"L"


Fiz essa letra para a baby de um casal de amigos quando ela nasceu. A execução deve ser feita em trechos. Você vai pincelando a cola na peça à medida que vai enrolando a linha (importante entender a ideia de passar a cola em trechos, pois se aplicar a cola na peça inteira, de uma vez só, ela vai secar, impedindo a fixação da linha).

Neste caso, usei duas linhas de cores diferentes. De modo que na troca de linhas a emenda foi feita colando uma linha na outra, dando a sensação de que há uma única linha com duas cores. A florzinha (que dá todo o toque especial!!) foi feita  com botões de roupas mesmo, onde cortei a argola de trás, onde se passa a linha de costura, com uma tesoura para a superfície ficar lisa, fixando melhor na linha e diminuindo o risco de cair depois.

Nesta letra, os materiais usados foram: a letra (que encontrei numa papelaria que também vende produtos de artesanato), linhas e botões que você acha em qualquer loja de costura. O gasto total desta peça foi de R$ 11,00 (como eu já tinha o pincel e a cola, eles não estão inclusos neste valor).

"J"



"V"



Essas duas foram para os meus sobrinhos. Nelas pincelei a base para a madeira, preparando para receber a tinta (a base serve para deixar a tinta uniforme, sem imperfeições). O próximo passo foi pintar com tinta branca as duas letras, como cor base.

O "J" fiz com o tema da Minnie que a minha sobrinha adora. Nele, dividi as cores em partes, na de cima pintei todo de preto como se fosse a própria Minnie e suas orelhinhas, e na parte de baixo sua roupinha de poá vermelho com branco. Para fazer esta estampa, esperei a tinta branca secar (que é a nossa base, lembra?). Em seguida colei adesivos de bolinha por toda a parte de baixo (não dividi na metade exata, a parte de poá é maior que a de preto), colei uma fita adesiva em linha reta, demarcando a divisão de cores. Após isso, pintei uma das partes, no caso a vermelha primeiro, e deixei secar para retirar a fita e repetir o processo na outra parte (atenção ao recolocar a fita, ele deve ficar reta, e o mais rente possível do limite da primeira parte pintada). Para finalizar, fiz um laço com uma fita de cetim e colei na faixa de mesmo tecido.

Agora vamos para o "V". Depois de pintá-lo todo de branco (ah! esqueci de falar que tem que ser feito umas três demãos de base, e de duas a três de tinta branca), os próximos passos nesta letra foi pintar as superfícies da frente e de trás de azul escuro e o leme de vermelho. E depois que tudo secou colei o leme na letra. Como deu para perceber, o tema dele foi marinheiro.

Gente, como imprevistos acontecem, vou relatar aqui para vocês o que deu "errado". Minha ideia era dar de presente, mas pensando na letra ficar apoiada em algum lugar, porém colei o leme do lado mais grosso da letra porque achei que ali ficou melhor, mais harmonioso. Mas... Acontece que pesou bastante e a letra não parava em pé, (rsrsrsrs! quase um presente de grego!). Pois é, vivendo e aprendendo - agora ela terá que ficar colada na parede.

Nestas letras, os materiais usados foram: as letras, tintas, cetim, etiqueta adesiva de bolinhas e o leme (todos adquiridos na mesma papelaria). O gasto total para as duas letras foram de R$ 36,40.

É isso meninas! É possível fazer coisas legais, baratas, e fáceis.
Espero que tenham gostado. Deixem seus comentários, dúvidas e sugestões que eu responderei. E me acompanhem nas redes sociais!

Beijos e inté mais.

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários